- eletrica,Especialização
- No comments
Infraestrutura para carregar veículos elétricos
Veículos elétricos
Um veículo elétrico é um meio de transporte aprovado para uso em vias públicas, caminhos e praças, bem como para estradas de longa distância e é acionado por um motor elétrico. O motor elétrico consome sua energia de uma bateria de armazenamento recarregável. O carregamento é realizado por meio de dispositivos de carregamento adequados, da rede pública de fornecimento de energia, casa ou da instalação elétrica de um edifício.
Os veículos elétricos podem ser:
• Bicicletas com acionamento elétrico;
• Motos com acionamento elétrico
• Carros com acionamento puramente elétrico
• Carros com tração híbrida (combinação de motor elétrico / motor de combustão)
Dependendo do tipo de veículo, os dispositivos de carregamento associados são classificados de acordo com a potência ou corrente de carregamento. Devem ser observadas as informações do fabricante sobre as correntes e os tempos de carregamento, bem como os modos de carregamento adequados dos veículos elétricos. Basicamente, o tempo de carregamento é reduzido se uma capacidade de carregamento maior for fornecida.
A instalação elétrica para fornecer um dispositivo de carregamento para veículos elétricos deve ser dimensionada para o modo de carregamento pretendido ou necessário. Se vários dispositivos ou pontos de carregamento forem fornecidos em uma instalação elétrica, o fator de simultaneidade 1 deve ser levado em consideração ao usar o dispositivo ou um sistema de gerenciamento de carregamento.
Pontos de carregamento e instalações de carregamento
Um ponto de carregamento é o local do dispositivo de carregamento ao qual um único veículo elétrico está conectado.
Os dispositivos de carregamento podem ser:
- Soquetes na instalação fixa, adequados e destinados ao carregamento de veículos, tendo em conta a sua capacidade de corrente contínua;
- Colunas de carregamento e caixas de parede (caixas de parede) para instalação em garagens, ou em vagas de estacionamento que possam fornecer um ou mais pontos de carregamento.
Modos de carregamento
Os seguintes modos de carregamento (também chamados de “modos de carregamento”) com corrente alternada (CA) são:
Modo de carregamento 1: o veículo elétrico rodoviário é normalmente carregado monofásico a partir de uma tomada de segurança ou de um dispositivo trifásico na instalação elétrica fixa. Neste modo de carregamento, o veículo não consulta a corrente de carregamento máxima permitida. A corrente de carga é limitada normativamente a 16 A.
Modo de operação de carregamento 2: o veículo rodoviário elétrico é normalmente carregado em uma fase a partir de uma tomada aterrada ou de um dispositivo de tomada traifásico na instalação elétrica fixa. A linha de carregamento, isto é, a conexão entre a tomada de carregamento (ponto de carregamento) e o veículo, está equipada com um dispositivo de controle e proteção. Este dispositivo monitora, por exemplo, a conexão do condutor de proteção entre o veículo e a conexão de carregamento (tomada). Ele desliga em caso de emergência. A corrente de carga máxima admissível é especificada para o veículo. Não deve exceder 32 A.
Caso Necessário nossa empresa executa:
- projetos para edifícios carregadores de veículos elétricos;
- consultoria de viabilidade de instalação em edifícios ou residencia;
- execuções acompanhadas por um engenheiro;
- emissão de ART;
- solicitação de aumento de carga junto a CEB se necessário;
- construção de aterramento;
Tenha uma equipe especializada em instalações de carregadores de veículos elétricos e que acompanhe a carga necessária para seu edifício ou sua residência que possa também garantir a qualidade de seu aterramento, e o uso de DPS, pois os carros e carregadores necessitam da proteção adequada.
Se inscreva e acompanhe nossas redes sociais e o nosso site:
+ WebSite: https://celestin.com.br/
+ Instagram: @celestin_engenharia